SNV e Dia do Nascituro


O Seminário da Vida da Arquidiocese de Curitiba é também evento de preparação e parte da Semana Nacional da Vida (SNV).

A Igreja no Brasil realiza a SNV de 1 a 7 de outubro, culminando com o Dia do Nascituro, no dia 8.

Durante a SNV, as dioceses são convidadas a desenvolver atividades em torno do tema, focando sempre no direito à vida e na preservação da dignidade humana. A Semana Nacional da Vida foi instituída em 2005 pela 43ª Assembleia Geral da CNBB. O Dia do Nascituro é um dia em homenagem ao novo ser humano, à criança que ainda vive dentro da barriga da mãe. A data celebra o direito à proteção da vida e saúde, à alimentação, ao respeito e a um nascimento sadio. O objetivo é suscitar nas consciências, nas famílias e na sociedade o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos.

Neste ano de 2015, o convite é para a reflexão em torno da Encíclica Evangelium Vitae, o Evangelho da Vida, de São João Paulo II, publicada há 20 anos, em 1995, e mais atual do que nunca no que se refere à promoção e valorização da Vida.

Marco para a bioética, esta Encíclica trouxe luz para dificuldades do homem moderno, e traz luz para nossa sociedade brasileira inclusive neste momento de crise: não pode haver verdadeira democracia, se não é reconhecida a dignidade de cada pessoa e não se respeitam os seus direitos.

Veja mais sobre: