Saiba como foi o V Seminário da Vida, realizado no último domingo

Por: Paulo Cesar Starke JuniorEm: Notícias


Texto publicado no sítio da Arquidiocese de Curitiba: http://arquidiocesedecuritiba.org.br/2017/10/04/saiba-como-foi-o-v-seminario-da-vida-realizado-no-ultimo-domingo/.

 

seminario-da-vida-2

 

No domingo 1º de outubro, aconteceu na PUC-PR em Curitiba a quinta edição do Seminário de Promoção e Valorização da Vida. O evento foi organizado pela Comissão Família e Vida da Arquidiocese de Curitiba e contou com palestras, debates e trocas de experiências sobre a defesa da vida. O Arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, esteve presente, assim como membros da sociedade civil e do cenário acadêmico.

janete

Segundo Janete Maria Miotto Schiontek, Coordenadora da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Curitiba, o Seminário da Vida tem o mesmo objetivo desde o início: oferecer uma oportunidade de qualificar o debate sobre a defesa da vida, dar ferramentas para que aqueles que se posicionam nesse sentido tenham argumentos.

pe-josuePara Pe. Josué de Brito Souza, Assessor da Pastoral Familiar Nacional que palestrou no evento, o V Seminário da Vida buscou apresentar a Igreja como defensora da vida desde a sua concepção até o seu fim de modo natural. Segundo ele, a Igreja é chamada, a partir do Papa Francisco, a se colocar ousadamente na sociedade e realizar ações concretas em defesa da vida.

“Mais do que entrar em briga com instituições e pessoas que são contra a vida, este seminário quer nos ajudar a propor iniciativas e ações em defesa da vida”, afirmou Pe. Josué em entrevista à Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Curitiba (PASCOM) e à Canção Nova.

V Seminário da Vida foi marcado pela tomada de decisão em agir concretamente em defesa da vida. O evento buscou incentivar e valorizar ações já existentes, como a Casa Pró-Vida Mãe Imaculada, além de propor novas ideias. Uma delas é a da busca por mais visibilidade para o Dia do Nascituro, comemorado pela Igreja no dia 8 de outubro, na sociedade civil.

paulo

Paulo Cesar Starke Junior, da Comissão Família e Vida da Arquidiocese de Curitiba, afirma que o Seminário foi um tempo de discussões sobre a necessidade de mais ações públicas de defesa da vida em Curitiba e região metropolitana. “Ações específicas que lembrem a todos que o dom maior de Deus é a vida e que a dignidade dela deve ser preservada a todo momento”, destacou em entrevista à PASCOM.

pe-juarez

Para o Pe. Juarez Rangel, especialista em bioética que mediou um debate no evento desse domingo, o cuidado e o zelo pela vida precisam ser concretos. “A valorização da vida deve estar na nossa casa, no nosso grupo, onde vivemos o dia-a-dia. Do contrário, este discurso existencial da Igreja não atinge seu objetivo”, sustenta.

As apresentações do V Seminário da Vida estão disponíveis no site. Para acessar, clique aqui.

 

De 1º a 7 de outubro, A Igreja no Brasil realiza a Semana Nacional da Vida, culminando com o Dia do Nascituro, no dia 8. Neste sábado, dia 7, a Casa Pró-Vida Mãe Imaculada realizará a II Marcha pela Vida, uma caminhada de conscientização pela defesa da vida desde a sua concepção. Mais informações, clique aqui.

Fonte: PASCOM – Arquidiocese de Curitiba